|
|
O PROGRAMA ESCUELA TALLER
O Programa de Patrimônio da AECI atua em duas áreas principais: na preservação do patrimônio cultural e na formação e inserção laboral. Na Bahia, as ações se voltam para esta segunda área e é a EOS o projeto que representa este esforço do Governo espanhol, trabalhando com jovens em situação de risco.
O diferencial deste Programa reside no fato de apoiar duas vertentes: a da intervenção nos bens culturais que constitui o componente prático da atividade formativa e, por outro lado, através da preservação e resgate de ofícios e técnicas tradicionais, muitos deles em extinção.
O modelo atual das chamadas Escuelas Taller surgiu, na Espanha, em Aguilar de Campoo, idealizado pelo Arq. José Maria Pérez González, em 1985. Da primeira obra, no Mosteiro de Santa Maria la Real, até hoje, esse Programa já beneficiou a mais de 215.000 alunos aprendizes.
Em 1992, com a celebração do 5º centenário do descobrimento da América, o Programa foi trazido para a América do Sul e para a América Central pela Agencia Espanhola de Cooperação Internacional – AECI, quando foram instaladas 28 escolas, sendo uma delas no Brasil: a Oficina Escola de João Pessoa (Pb). Em 1996, foi instalada a Escola Oficina de Salvador (Ba) e em 2005, a Oficina Escola de São Luiz (Ma).
:::: Voltar
|
|
|